sexta-feira, 11 de abril de 2008

Palestra de TGA – Referenciais e Contradições

No dia 29 de março, sábado, a professora Fernanda que nos dá aula sobre TGA (Teoria Geral da Administração) levou a turma para assistir uma palestra sobre os Referenciais e as Contradições da Administração como um todo.
O palestrante Mateus Campos Prosdocimi nos falou, inicialmente, sobre a Era da Máquina em que a função do gerente era comandar e controlar tudo o que acontecia dentro da empresa e o funcionário era visto como mão-de-obra, ou seja, não era considerado um ser “pensante”. Só existia uma abordagem correta e os funcionários não podiam questionar as atitudes e decisões do chefe. As empresas eram nacionais e se preocupavam em suprir a demanda local. Não havia muita concorrência, portanto a venda dos produtos era garantida.
Na atualidade, ou seja, no momento em que vivemos (século XXI), estamos inseridos na Era da Informação em que o gerente tem a função de supervisionar e há várias maneiras de se fazer algo. Como disse o palestrante Mateus Campos: “Hoje o trabalhador é pago pela sua força e pensamento”. Conclui-se então que o trabalhador precisa inovar, buscar novos conhecimentos e “quem não inovar não terá futuro profissional e ficará obsoleto para o mercado de trabalho”. É preciso dizer que o trabalhador não é considerado mais uma mão-de-obra, ele está dentro dos Recursos Humanos. As empresas atuais são globais, ou seja, não se preocupam só com a demanda local e sim com a mundial. Tal mudança ocorreu em conseqüência do aumento da concorrência e a organização tem que saber o que o consumidor deseja.
Na palestra conhecemos um pouco sobre Peter Drucker e as 5 Operações Básicas. São elas:
Definir objetivos. O administrador tem que ter as metas bem definidas;
Organizar. Se não houver organização haverá desperdício de tempo e produção;
Motivar e Comunicar. Estes dois fatores são importantes para que não aconteçam “fofocas” ou coisas do tipo dentro da empresa;
Avaliar. É necessário observar todo o processo (etapas) de produção;
Desenvolver pessoas. Aperfeiçoar a cada dia.

“Liderança é definida por resultados não por atributos” (Peter Drucker)
Conclui-se pela fala de Peter Drucker que é preciso crescer para produzir.

Atualmente se espera dos gerentes que eles gerenciem em escala nacional, administrem as diversidades culturais, respondam múltiplas fontes de autoridade, ajam estrategicamente, utilizem a tecnologia para beneficio próprio e se comuniquem interna e externamente combinando diversas funções de liderança e equipe.

Conhecemos um pouco de Tom Peters e sobre o que ele fala das Empresas Excelentes. Para Peters as empresas têm que ser:
§ Marcadas por uma tendência à ação;
§ Próximas do Cliente;
§ Autônomas e ter espírito empreendedor;
§ Produtivas por meio do trabalho;
§ Práticas e voltadas para o “novo”;
§ Convictas, ou seja, manter suas convicções.

Na conclusão vimos como é a Organização Moderna. Ela tem que ser:
§ Flexível e fluir livremente;
§ Não hierárquica;
§ Baseada em participação;
§ Criativa e empreendedora;
§ Baseada em redes;
§ Impulsionadas por metas.

A palestra foi excelente porque nos foi proporcionado uma visão de como devemos ser, no futuro, como Administradores. Aprendi que temos que produzir pensando no futuro e que aprender nunca é demais.

Nenhum comentário: