domingo, 27 de abril de 2008

Visita Técnica à FIAT


No dia 24 de abril realizamos a visita técnica à fábrica da FIAT, em Betim. Na visita aos diversos setores da montadora, tivemos a oportunidade de conhecer o processo de fabricação dos automóveis, os projetos ambientais desenvolvidos pela empresa, presenciar de perto as atividades realizadas na linha de montagem, além de receber inumeras informações sobre as atividades administrativas exercidas na empresa, que serão de grande valia para a nossa formação acadêmica e profissional.
Citarei, a seguir, as informações mais relevantes que nos foram passadas sobre atividades ligadas a administração da empresa.
  • Dados da empresa:
    A fábrica foi constuida em1973 e está em funcionamento desde 1976. O primeiro veiculo produzido foi o Fiat 147. A área onde está instalada a montadora possui uma área total de 2.250 km². Trabalhando em três turnos, com uma produção de quase 3 mil carros por dia, a empresa emprega mais de 15 mil funcionários
  • Motivação dos funcionários:
    A empresa adota a visão de que a satisfação dos funcionários reflete no resultado do trabalho. No decorrer da vista podemos perceber a valorização do funcionário, visando promover a motivação e a integração os trabalhadores. São oferecidas inumeros benefícios e premiações para os funcionários que se destacam, além de eventos realizados com o objetivo de integrar os diversos setores da empresa, como shows e churrascos.
  • A questão ambiental:
    Pode-se se perceber, no decorer da visita, a grande preocupação da empresa com a questão ambiental, que não abre mão de aliar o o desenvolvimento à sustentabilidade. A empresa investe em tratamento da água e dos metais ulilizados na fabricação dos automóveis e na purificaçãodos gazes emitidos, pojetos que concederam a empresa vários prêmios, inclusive o ISO 14.001.
  • O sistema Just in Time:
    A empresa não trabalha com estoques. As peças necessárias à montagem dos automóveis chegam à empresa de acordo com a necessidade. Os Fornecedores entregam as peças na linha de montagem poucos minutos antes de serem instaladas nos veículos.
  • Comunicação e segurança:
    Pode-se perceber um grande investimento nesses dois itens dentro da empresa, já que são aspectos de extrema importância denpara a política de valorização dos funcionários desenvolvida pela montadora.
  • Os setores da produção:
    As etapas da produção são divididas em seis setores principais, que são dividos em sub-setores, de acordo com as especialidades e as atividades desenvolvidas. Os seis setores principais são a a parte responsável por moteres e transmissão, as prensas, a funilaria, a pintura, a montagem final e, por fim, a pista de testes.
  • A especialização do trabalho:
    Na visita à linha de montagem podemos analisar a super especialização dos trabalhadores. O trabalho de cada funcionário encontra-se complemtamente focado em uma única tarefa, que é realizada por ele em todo o decorrer do expediente.



Nenhum comentário: