terça-feira, 8 de julho de 2008

Sérgio Cavalieri é premiado com título de Industrial do Ano

Sérgio Cavalieri (primeiro à esquerda na foto), presidente do conselho de administração da Alesat Combustíveis, faz parte da terceira geração da família que criou o grupo Asamar. Os negócios do grupo Asamar resistiram ao tempo e se expandiram por diversas áreas de atuação. No dia 16 de maio de 2008, Cavalieri recebeu o título de Industrial do Ano, concedido pela FIEMG (Federação das Industrias do Estado de minas Gerais).


Sua trajetória profissional começou no fim da década de 1970, na fábrica de Cimento Montes Claros, uma das empresas da família. Quando formou em engenharia foi convidado para ser chefe de obras.

Em 1985 o grupo diversificou sua atuação para o ramo agropecuário e o executivo foi transferido para a nova empresa. Depois voltou para a empresa de cimento e só em 1991 tornou-se diretor. No período, Cavalieri conciliava o trabalho na fábrica com as funções de professor universitário e diretor de escola técnica. A experiência com a comunidade foi ótima e ainda hoje é uma das marcas registradas das empresas do grupo.

A venda da fábrica de cimento marcou uma nova fase da vida do empresário. Em 1995 começava o processo de sucessão, da segunda para a terceira geração. Neste período surgiram a Metro Desenvolvimento Imobiliário e a Ale Combustíveis (hoje AleSat). Acompanhando as mudanças do mercado, o grupo Asamar passou a ter um perfil investigador. A gestão das empresas esta nas mãos de profissionais e os seis acionistas que integram a terceira geração dão o direcionamento estratégico, identificam novas oportunidades e acompanham os desafios de cada empresa, junto aos seus executivos.

Uma das mudanças mais marcantes na nova fase do grupo foi à união da Ale com a distribuidora potiguar Sat, dando origem a maior empresa do segmento do Brasil. A Alesat tem hoje 1,2 mil postos em 21 estados brasileiros e faturamento anual de 6,7 bilhões de reais.


O atendimento é o diferencial mais conhecido dos postos da rede Alesat. Ele pode ser percebido no modo de se vestir dos funcionários e na maneira como são treinados para atender os clientes.

As mudanças parecem estar longe de acabar. Para Cavalieri o segredo é: “Os valores humanos. O respeito aos funcionários, aos clientes, aos fornecedores. Acreditamos na retidão nos negócios, na postura ética e no respeito ao meio ambiente. Esses valores nasceram na família e na religião e criaram a identidade do grupo”.

Fonte: Revista Encontro Indústria - maio/2008

Nenhum comentário: