sexta-feira, 4 de julho de 2008

Síntese

Decorrências da Teoria Neoclássica: Departamentalização

A Teoria Neoclássica tem como objetivo complementar a Administração Científica e a Clássica, afim de obter melhores resultados na gestão e produção.

Existem dois tipos de especialização: a vertical e a horizontal. A especialização vertical caracteriza-se pelo aumento no número de níveis hierárquicos objetivando aumentar a qualidade da supervisão. Já a especialização horizontal aumenta o número de órgãos especializados que permanece no mesmo nível hierárquico; tem como objetivo aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade no trabalho.

“A departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão.”. Para que essa homogeneidade aconteça é necessário reunir em um mesmo conjunto todas as coisas que existem em comum como, por exemplo, processos. Há seis tipos de departamentalizações, são eles:

  1. Departamentalização por funções ou funcional. Consiste em agrupar as tarefas de acordo com as principais funções.
  2. Departamentalização por produtos ou serviços. É a diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com o produto ou serviço realizado.
  3. Departamentalização por localização geográfica. Baseia-se na reunião de atividades e tarefas de acordo com a localização.
  4. Departamentalização por clientes. É a reunião de atividades e tarefas de acordo com os clientes da organização.
  5. Departamentalização por fases do processo (ou processamento). Consiste no agrupamento de tarefas relacionadas com os principais processos realizados pela organização.
  6. Departamentalização por projetos. Consiste no agrupamento das tarefas de acordo com os principais projetos feito pela organização.

Não é comum achar somente um tipo de departamentalização em uma organização e sim uma conjugação delas. Isso acontece porque os tipos de departamentalização não são suficientes para estruturarem uma organização. A departamentalização é utilizada para organizar o funcionamento da empresa, porém não é a melhor solução pois cria difíceis problemas de coordenação. Para amenizar o problema foram elaborados quatro princípios, a saber:

    1. Princípio do maior uso.
    2. Princípio de maior interesse.
    3. Princípio de separação do controle.
    4. Princípio de supressão da concorrência.

Síntese

Administração por Objetivos

“O enfoque baseado no processo e a preocupação maior com as atividades passaram a ser substituídos por um enfoque nos resultados e objetivos alcançados”. A APO surgiu quando Peter F. Drucker publicou, em 1954, um livro sobre a Administração por Objetivos e constitui um modelo com “espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica”.

A APO consiste em um acordo estabelecido entre gerentes e subordinados para encontrarem objetivos em comum, eles definem as áreas de responsabilidades de cada um e as metas que os mesmo têm que cumprir. A APO tinha uma característica autocrática, porém funciona hoje como uma abordagem amigável, democrática e participativa. E possui as seguintes características: Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o supervisor, de objetivos para cada departamento ou posição, interligação entre vários objetivos departamentais, ênfase na mensuração e no controle de resultados, contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos, participação atuante das gerências e dos subordinados e apoio intensivo do staff. A Administração por Objetivos consiste em um estabelecimento de metas por parte da gerência à administração, tais objetivos são quantitativos, difíceis, relevantes e compatíveis com a função de cada empregado.

A Teoria Neoclássica dá maior ênfase no planejamento estratégico. Quando os objetivos e metas são escolhidos o próximo passo é procurar meios/estratégias para alcançar tais metas. O entendimento de estratégia no âmbito empresarial é determinado como “a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir os objetivos no longo prazo”. Já o conceito de tática é explicado como “um esquema específico de emprego de recursos dentro de uma estratégia geral”. É preciso saber que tanto a estratégia como a tática exigem planejamento.

A Administração por Objetivos é um processo cíclico que permite alterações, ajustamentos e correções na etapa seguinte, tal ciclo “corresponde ao exercício fiscal da empresa para facilidade de execução e de controle”.

É preciso saber que os ciclos e os esquemas de desenvolvimento de executivos variam de autor para autor e que a Administração por Objetivos (APO) possui limitações nas vantagens que proporciona, ou seja, a mesma não é solução para todos os problemas de uma organização.


Referência Bibliográfica:

CHIAVENATO, Idalberto. “Introdução à teoria geral da administração”. 7ª ed. Rio de Janeiro, Ed. Elsevier, 2003.

Um comentário:

Unknown disse...

Por gentileza, gostaria que, s possivel, vcs enviassem um relatório mais detalhado sobre Deparmentalização por localização e outras considerações pela própria. Estou fazendo um trabalho e preciso do anexo ainda hoje. Grato;

Leandro
irado_cat@hotmail.com