quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ferramentas Gerenciais

São métodos que auxiliam a gerencia na identificação de problemas, no planejamento e no desenvolvimento de algum processo ou produto.
Principais ferramentas:
Diagrama de relações:
É uma feramenta que procura visualizar todo o conjunto de relação causa-efeito. Ela exige criatividade, capacidade de análise e reflexão para a definição das conexões lógicas que estão apenas implícitas no processo.
Diagrama de afinidades:
Ferramenta que reúne uma grande quantidade de dados de diversas naturezas e organiza-os em grupos, baseando-se no relacionamento natural entre cada item, definindo grupos de itens. Ela é aplicável em um processo onde a criatividade é um fator mais importante que a lógica.
Diagrama de Árvore ou Diagrama de sistemático:
É utilizado para pesquisar os meios mais apropriados e que sejam mais eficazes para resolver um determinado objetivo. Ele ajuda a definir as ações necessárias para melhorar o desempenho do produto ou processo
Matriz de priorização:
Fornece um método no qual a atenção do grupo é focalizada para as opções que de fato são mais relevantes, estabelecendo uma classificação numérica de prioridade entre as opções. Há dois tipos de Matriz de Priorização, a que é definida por critérios e a definida por causa-e-efeito.
Diagrama de Matriz ou Matriz de Relação:
Ele ajuda a gerência a localizar e preencher qualquer lacuna no conjunto de informações relativas ao problema. A motivação para seu desenvolvimento é a necessidade de organizar,de forma racional e lógica, dados ou informações que descrevam uma situação. Existem vários tipos de Diagrama de Matriz, os principais são as em formato de L e de T.
Análise de dados de Matriz, Mapa Percentual e Glifo:
O primeiro é uma técnica matemática utilizada para estudar o relacionamento entre duas ou mais característica de um processo ou produto. O segundo e o terceiro são ferramentas semelhantes, porém a mais simples que a Análise de dados.
Diagrama de Setas ou Diagrama de Atividades:
É um esquema desenvolvido para programar a execução de uma atividade. Assetas representam as atividades do projeto e a junção delas, evidencia sequenciamento das atividades e suas relações de interdependência. Ele resulta em um plano de ação com cronograma, que considera contingências para as ações necessárias.
Diagarma de Gantt:
É um metodo de programação, realça os momentos de início e término para cada seção de um plano e as seções de um plano que se superpõe. Utiliza-o quando as ações de um plano são bem definidas, claramente sequenciais e tem inicio e fim determinado.
Carta para processo de decisão sobre o processo (Diagrama PDPC) ou Árvore de decisão:
É uma ferramenta utilizada para analisar o desenvolvimento e os resultados possíveis dos processos e dentre estes escolher aqueles que proporcionam os resultados desejáveis. Com o PDPC é possível preparar ações preventivas e de contenção antes do acontecimento de eventos inesperados.


Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns adorei a matéria estou cursando tecnologia em processos gerenciais e estava mesmo precisando desta matéria.
obrigada e muito boa sorte em projetos futuros.
Regina Campo Grande MS