segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Estilos de Administração segundo a Teoria Comportamental

A Teoria Comportamental demonstra a variedade de estilos de administração que estão à disposição do administrador. Estes estilos dependem das convicções que os administradores têm a respeito do comportamento dentro da organização, que moldam a maneira de conduzir as pessoas, a maneira pela qual se divide o trabalho, se planejam e organizam as atividades.

Teoria X e Teoria Y :
McGrecor, um dos autores behavioristas, comparou dois estilos opostos da administração: um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a chamada Teoria X) e, outro estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (a chamada Teoria Y).

Teoria Z

A Teoria Z é um modelo de administração participativa que defende que todas as decisões organizacionais devem ser tomadas através do consenso, com ampla participação das pessoas e orientadas para longo prazo. Fundamenta-se nos seguintes princípios:

- Emprego estável para oe empregados, mesmo em época de dificuldades para a organização;
- Pouca especialização das pessoas que passam a ser desenvolvidas através de treinamento nos seus cargos;
- Avaliação do desempenho constante e promoção lenta;
- Igualitarismo no tratamento (condições de trabalho, benefícios, etc);
- Democracia e participação;
- Valorização das pessoas.

Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração, 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987

Um comentário:

Fernanda Freitas disse...

Yes!
Muito bom!!!!!!!!!!
Ah... Corrige meu nome na descrição da atividade?
Fernanda Machado Freitas

Larissa, posta um poyuco no andragogia...