domingo, 14 de setembro de 2008

Para que servem os lideres

A crescente substituição das "lideranças" técnicas, que apenas controla a execução de determinadas atividades, por sistemas de gestão empresarial, levou muitas pessoas no âmbito das organizações a questionarem se os líderes são necessários de fato nas empresas modernas. Precisamos de líderes ou chefes? Ou é possível fazer as coisas sem lideranças?

A Professora Silvana de Aguiar, PhD em Administração de Empresas pela FGV, acredita que é preciso repensar o fenômeno da liderança: "Se olharmos a questão da liderança como um fenômeno de audiência, vamos perceber que líderes, de fato, dentro de uma organização, são aquelas pessoas que são ouvidas, cujas opiniões são relevantes e determinam o curso das coisas, e não apenas aquelas pessoas que detém um cargo de chefia ou direção. Esse é um acontecimento de grande importância em todo sistema social, pois nenhum vive sem a capacidade de se alinhar, de atuar com determinado foco a partir da visão de determinadas pessoas", assinala.

Nesse sentido, acredita Aguiar, nem o paternalismo, muito menos o autoritarismo, promovem audiências, o que evidencia que estes perfis não produzem liderança e levam, em muitos casos, a resultados opostos aos que buscam.

Segundo Aguiar, na cultura brasileira olhamos o liderado, ou seja, aquela pessoa que se submete às determinações de um "líder", como alguém passivo, que é incapaz de agir por conta própria: "O liderado, a pessoa que ouve o líder e faz as coisas como o líder propõe, na verdade outorga a liderança ao líder, fazendo assim do fenômeno da liderança um processo coletivo de interação mútua entre líderes e liderados, que precisa ser mantido e alimentado ao longo do tempo", explica.

Fonte: site administradores.com

Nenhum comentário: