sábado, 30 de agosto de 2008

MUDANÇA TECNOLÓGICA, REESTRUTURAÇÃOECONÔMICA E A NOVA DIVISÃO ESPACIAL DO TRABALHO

Está acontecendo em todo o mundo uma mudança fundamental relacionada a dois processos interligados: a revolução tecnológica e a reestruturação do capitalismo. A mudança tecnológica caracteriza-se pela representação de uma forma renovadora de produção que se baseia na informação e no conhecimento como pilares da produtividade. A alta tecnologia é uma nova forma de produção baseada na informação. A fase atual é baseada na implementação de políticas econômicas com o objetivo de “reorganizar as próprias bases do modelo de acumulação no âmago do capitalismo.”. Os fundamentos do novo modelo econômico são implantados em países de Primeiro Mundo, mas também em muitos do Terceiro através das exigências do FMI para aceitar financiar débitos em atraso. Para isso é preciso fazer algumas tentativas como, redefinir a relação entre capital e trabalho no processo de produção, aumento da produtividade e redução dos custos da força de trabalho; lutar contra a inflação e a maior tendência é a “crescente internacionalização da economia capitalista”. A hipótese é que a alta tecnologia é muito importante para o processo de realinhamento.
Analisando o texto pode-se concluir que a mudança tecnológica que está acontecendo pode ser considerada como a já conhecida globalização que diminui a distancia entre cidades, rompendo barreiras sociais, econômicas e culturais. Há aspectos negativos como a perda de independência das cidades e regiões que estão interligadas a outras com maior poder monetário. O novo modelo de crescimento capitalista, apoiado pelo “Estado Militar” está induzindo a uma nova estruturação/divisão do trabalho.
Bibliografia: Texto de Manuel Castells

Herbert Simon

Herbert Alexander Simon foi um economista americano que desenvolvel pesquisas no campo de psicologia cognitiva, informática, administração pública, sociologia econômica e filosofia. Era descrito por muitos como um polímata.
Mudanças revolucionárias em microeconomia são creditadas a Herbet Simon. Ele é responsável pelo conceito de tomada de decisão organizacional da forma como é conhecido atualmente. Foi também o primeiro discutir a este conceito em termos de incerteza; i.e. é impossível ter informação completa perfeita em qualquer tempo dado tomar uma decisão. Enquanto esta noção não era Simon inteiramente novo melhor é sabido para seu origination. Foi nessa área que ele recebeu o Prêmio Nobel em 1978, pelas suas pesquisas realizadas na área de "tomada de decisões no interior das organizações económicas". Segundo a sua teoria, a empresa deve ser encarada como um sistema de decisões onde o indivíduo é responsável pela tomada das mesmas.

sábado, 23 de agosto de 2008

Teoria Comportamental da Administração

Surgiu em 1947 nos EUA, dentro de uma fundamentação amplamente democrática. Baseia-se em novas proposições sobre a motivação humana, utilizando-se idéias de (principalmente) de McGregor, Maslow e Herzberg.

Origens:
- Oposição a Teoria das Relações humanas em relação à Teoria Clássica;
- Crítica a Teoria Clássica;
- Incorporação da Teoria da Burocracia;
- 1947: Início da Teoria Comportamental com o livro O Comportamento Administrativo de Hebert A. Simon;
- Surge com uma redefinição total de conceitos administrativos, ampliando seu conteúdo e natureza.

Características:
- Fundamenta-se no comportamento individual das pessoas;
- Estudo da motivação.

Hierarquia das necessidades de Maslow:

- Teoria da motivação:

Necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influenciação. Pode-se visualizar como uma pirâmide, onde, na base estão as necessidades mais baixas e no topo as mais elevadas como a auto-realização.



Foto: Abraham H. Maslow (1908 - 1970)



A hierarquia das necessidades, segundo Maslow

Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração, 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Feira do empreendedor 2008


Durante 5 dias (02/09 a 06/09) acontecerá um grande evento no Expominas em Belo Horizonte: a Feira do Empreendedor. Ela oferecerá diversos seminários, palestras, atividades, entre outros, especialmente para empresas e empreendedores, e acredito que para nós, estudantes de Administração, vale a pena conferir!

A entrada é gratuita e para participar das atividades basta cadastrar-se no site: http://www.sebraemg.com.br/feiradoempreendedor/