quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Revolução dos Bichos




A Revolução dos Bichos” é uma fábula baseada na tentativa de instauração do comunismo pela URSS. Mostra como os ideais igualitários são usados para a dominação e imposição de um governo autoritário.

No livro, a figura de Stalin é representada pelo porco Napoleão, que durante toda a história prega idéias de igualdade e melhoria de vida dos porcos e de todos os outros animais presentes na granja.

Os outros animais, considerados como animais de “inteligência inferior” são usados como máquinas que somente executam as tarefas diárias e planos da Granja.


O que torna o livro tão interessante?


Entre as várias atrações presentes no livro, a jovialidade da história faz com que as principais idéias sejam aplicadas em diferentes contextos. Ou seja, o livro pode ser um relato da história humana em várias épocas diferentes em que o apelo popular foi o mecanismo usado para o ganho de confiança.

Paralelamente ao pensamento de Maquiavel, os porcos (soberano ou “Príncipe”), devem manter relações pacíficas com a maioria, com intuito de evitar revoltas, mesmo que para isso, seja necessário alterar e/ou manipular a verdade.


Valores são perdidos!


No início do livro, o porco Major, que representa a figura de Karl Marx, estabelece algumas diferenças básicas entre humanos e animais. Os homens não produzem o que consomem e os animais não consomem tudo o que produzem, os homens matam, os homens têm vícios horríveis como o alcoolismo, etc.

Indignado com a grande exploração e a crueldade humana, Major, estabelece sete mandamentos que proibiriam qualquer aproximação do comportamento dos animais sobre o comportamento dos homens. Com o passar da história, quanto maior ficava a similaridade entre “porcos” (representam o “Comunismo”) e homens (representam o “Capitalismo”), maior era a alteração dos valores fundamentais estabelecidos pelo Major.


Crítica Predominante!


O autor George Orwell não critica diretamente o Comunismo, e sim, a distorção dos ideais pregados pelo Comunismo. Ou seja, o pensamento em si é ótimo, o ideal de igualdade é ótimo, caso fosse possível alcançá-lo. Porém, ao tentar implantar tais idéias, o comportamento perverso do homem se sobrepõe.

A idéia central do texto é de que o “Comunismo” e o “Capitalismo” possuem idéias diferentes, porém são fundamentados em uma base comum, ou seja, nos interesses humanos, que por sua vez, são voláteis e ruins. Ilustrando a idéia, o autor termina o livro com a seguinte frase:


As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco”. (ORWELL, George)


Nenhum comentário: