quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Teoria Matemática da Administração

A Teoria Matemática aplicada aos problemas administrativos é mais conhecida como Pesquisa Operacional. 
Os temas mais tratados pela Administração das Operações são: operações, serviços, qualidade, estratégias de operações e tecnologia.

Origens:

- O trabalho clássico sobre teoria dos jogos de Von Neumann e Morgenstern (1947) e de Wald (1954) para a teoria estatística da decisão;
- O estudo do Processo Decisório Hebert Simon (foto) e o surgimento da Teoria das Decisões;
- A existência de decisões programáveis;
- Desenvolvimento de técnicas a partir do computador;
- A Pesquisa Organizacional (PO) que aconteceu no decorrer da 2ª Guerra Mundial, influenciou muito no surgimento da Teoria Matemática.

Processo Decisório: 

O processo decisório constitui o estudo da Teoria da Decisão (considerada um desdobramento da Teoria Matemática) que baseia-se em duas perspectivas: do processo e do problema.
Segundo a Teoria da Decisão existem dois tipos extremos de decisão, as decisões programadas e as não - programadas:


Modelos Matemáticos em Administração :

A Teoria Matemática busca construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais em empresa. Modelos matemáticos focalizam-se principalmente em  resolução de problemas de tomada de decisão. O modelo é a representação de algo ou o padrão a ser feito. Os modelos proporcionam representações da realidade, simulações futuras e podem ser classificados em dois grandes grupos: Problemas estruturados e problemas não estruturados.

Pesquisa Operacional (PO):

Pesquisa operacional é a aplicação de métodos, técnicas e instrumentos científicos para fornecer aos que controlam o sistema, soluções para problemas. 

Estratégia Organizacional:

A Teoria Matemática preocupou-se em competições típicas de jogos, baseando nas seguintes estratégias: Compreensão do comportamento competitivo; equilíbrio de movimentos estratégicos; investimentos em recursos a longo prazo; riscos e lucros previstos e a disposiçõa para agir. 

Necessidade de Indicadores de Desempenho:

Uma das maiores contribuições dos autores matemáticos foi os indicadores (financeiros, quantitativos, de avaliação do desempenho organizacional, etc) que baseiam-se nos seguintes fatores: 

- Por que medir?
- O que medir?
- Six-Sigma (sigma = medida de variação estatística)
- Balanced Scorecard (medidas e indicadores influenciam o comportamento das pessoas);

Fonte:
- CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Ed. Campus.
- www.unifebe.edu.br

Um comentário:

Luciana Oliveira disse...

trabalho a matematica da administração