sábado, 22 de novembro de 2008

TEORIA CONTINGENCIAL

Origem: Surgiu a partir de pesquisas feitas para verificar modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas.

De acordo com a Teoria da Contingência não há nada absoluto nas organizações ou na teoria administrativa.

Para a Abordagem contingencial existe uma relação funcional entre: condições do ambiente e técnicas administrativas que buscam a eficácia nos objetivos da organização. Fatores do ambiente e tecnologia são fundamentais para o equilíbrio dentro das organizações.

O ambiente é vasto e complexo e as organizações não podem absorvê-lo, conhecê-lo e compreendê-lo em sua totalidade e complexidade. Para lidar com isso as organizações selecionam seus ambientes e passam a visualizar o seu mundo exterior apenas em certas partes selecionadas desse conjunto.

As organizações percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas experiências, problemas, expectativas, convicções e motivações. Cada organização interpreta de forma individual seu contexto ambiental. Isso significa que um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diferentemente por duas ou mais organizações.

Ambiente geral: Ambiente genérico, constituído de condições comuns a todas as organizações.

Ambiente de tarefa: Ambiente de operações das organizações. 

• Junto ao ambiente existe a tecnologia, que constitui outra variável independente que influencia as características organizacionais. Sob ponto de vista administrativo, a tecnologia é algo que se desenvolve nas organizações por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre o significado e a execução de tarefas (know-how) constituindo um complexo de técnicas usadas na transformação dos insumos recebidos pela empresa em produtos ou serviços.

Fonte: www.ufpi.br/

Nenhum comentário: