segunda-feira, 7 de julho de 2008

Aplicação do Método

O QUE É PESQUISA

Para uma boa compreensão do que é metodologia é imprescindível saber o que é PESQUISA. A pesquisa consiste na execução de um conjunto de ações e de estratégias planejadas no projeto de pesquisa, integradas e harmonizadas seqüencialmente, para a geração de conhecimento original, de acordo com certas exigências e condições. Esse processo se inicia com:

a) a caracterização do problema (que fazer ?) delineado em dimensões técnicas e operacionais viáveis, delimitadas e objetivas;

b) o estabelecimento de um conjunto de afirmações conjeturais (hipótese) sobre a relação existente entre as variáveis, na forma de supostas e plausíveis respostas ao problema ou de explicações do fenômeno-problema, em proposições que podem ser testadas, nunca demonstradas ou provadas, a partir de dados e observações levantadas pelo pesquisador para servir como setas indicadoras da definição de objetivos, isto é, respostas de para que fazer? (objetivo geral) e para quem fazer? (objetivos específicos);

c) esses objetivos serão atingidos mediante a execução de ações planejadas e desenvolvidas conforme uma metodologia científica que responde o como fazer ?, de forma consistente com os cenários da pesquisa, os recursos disponíveis para sua execução e a finalidade ou aplicação esperada dos resultados.

O QUE É METODOLOGIA

Metodologia significa, etimologicamente, o estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer pesquisa científica, os quais respondem o como fazê-la de forma eficiente.

A metodologia é uma disciplina normativa definida como o estudo sistemático e lógico dos princípios que dirigem a pesquisa científica, desde suposições básicas até técnicas de indagação. Não deve ser confundida com a teoria, pois só se interessa pela validade e não pelo conteúdo, nem pelos procedimentos (métodos e técnicas), à medida que o interesse e o valor destes está na capacidade de fornecer certos conhecimentos.

Nesse contexto teórico, há, de um lado, quadros teóricos de referência (o conhecimento acadêmico) por sua validade e, de outro, embasamentos empíricos.

Assim, a metodologia, mais do que uma descrição formal de técnicas e métodos a serem utilizados na pesquisa científica, indica a opção que o pesquisador fez do quadro teórico para determinada situação prática do problema objeto de pesquisa.

O conceito heurístico da pesquisa destaca a importância do problema, um plano de observações a contestar determinadas hipóteses e um método científico para descrever (estudos retrospectivos), estabelecer relações de interdependência entre as variáveis do problema (estudos diagnósticos) e fazer previsões (estudos prospectivos), entre outras finalidades da pesquisa em economia (propósitos da econometria, nesse caso).

A metodologia contempla a fase exploratória e estabelecimentos de critérios de amostragem, entre outros, e a definição de instrumentos e procedimentos para síntese e a análise de dados e informações, destacando o método.

O método, traço característico da ciência, representa um procedimento racional e ordenado (forma de pensar), constituído por instrumentos básicos, que implica utilizar, de forma adequada, a reflexão e a experimentação, para proceder ao longo de um caminho, (significado etimológico de método) e alcançar os objetivos preestabelecidos no planejamento da pesquisa (projeto).

Ao responder sobre o como fazer após ter-se definido o que é importante pesquisar o pesquisador busca conhecer a realidade, integrando trabalhos teóricos e trabalhos empíricos, em diferentes áreas e escalas de planejamento: macroeconômica, microeconômico e regional, ou exploratório e analítico.

Segundo esse conceito, é possível destacar vários elementos, tais como os instrumentos (métodos e técnicas), os objetos (materiais) e as referências teóricas. A harmonização e a integração balanceada desses elementos definem a metodologia de pesquisa.

A metodologia será, então, o estudo dos instrumentos de montagem de uma teoria ou o estudo dos arcabouços teóricos para atender a certas necessidades. Não estuda teorias, mas o modo de armação pela validade delas, com base em observações.

É oportuno salientar que essa distinção é abstrata, uma vez que existe uma adaptação (interação) mútua entre teoria e instrumentos usados para a montagem que permite definir o problema, formular hipótese, observar fatos e fenômenos, sintetizar e analisar as variáveis desses fatos e obter conclusões e recomendações sobre a realidade objeto de pesquisa e que se quer e pode alterar.

A pesquisa em economia, por exemplo, não pode excluir de seu trabalho a reflexão e as considerações sobre o contexto histórico e tendencial, e sobre estruturas e conjunturas do meio externo à pesquisa, projetadas num horizonte mais amplo (cenários). Essas reflexões e considerações devem ser tratadas na definição da metodologia de pesquisa.

Assim como a investigação científica se desenvolve com a utilização de métodos que tendem a orientar o processo de investigação, as técnicas de pesquisa relacionam-se à forma de se conduzir a investigação, compreendendo várias fases, da adoção de normas para a caracterização do problema até o tratamento e análise de dados e informações, bem como a elaboração do relatório final da pesquisa.

Há dois conceitos nessas considerações: o de método que, significa o caminho a seguir mediante uma série de operações e regras prefixadas de antemão, aptas para alcançar o resultado proposto, e o de técnica que não é o caminho como o método, mas sim a arte ou maneira de percorrer esse caminho.

O método se faz acompanhar da técnica, que é o instrumento que o auxilia na procura de determinado resultado: informação, invenção, tecnologia etc.

Em outras palavras o método é o procedimento que permite estabelecer conclusões de forma objetiva, enquanto a técnica é um sistema de princípios e normas que auxiliam na aplicação dos métodos, justificando-se por sua utilidade. Esta se traduz na otimização dos esforços, na melhor administração dos recursos e na comunicabilidade dos resultados de pesquisa.

Diversos critérios não excludentes podem ser adotadas pelo pesquisador para definir o que conhecer, por que conhecer e o como fazer, visando alcançar os resultados propostos no planejamento, de forma objetiva e com efetividade.

A escolha do método de pesquisa esta determinada, em parte, pela natureza do problema objeto da investigação. No caso de um estudo descritivo, por exemplo, em que se procura abranger aspectos gerias e amplos de determinado cenário ou contexto social e econômico, o interesse da pesquisa, explícito no projeto, poderá ser para um nível de análise de caracterização, ordenação e classificação dos fenômenos (técnicas da estatística descritiva), dando margem à explicação de relações de causa-efeito e possibilitando a compreensão dos fatores que provocam o problema.

No estudo quantitativo, diferente por sua sistemática e pela forma de abordagem do problema, as relações são, em geral, quantitativas (variáveis e de razão), em métricas e níveis de detalhamento próprios dessa abordagem, com, aparentemente, menores distorções de análise e interpretação dos resultados quando definidos numericamente por adequadas técnicas, métodos e modelos.

As técnicas de pesquisa, conforme conceituadas relacionam-se com a forma de conduzir a pesquisa, à maneira de percorrer o caminho de que trata o método ou, com os procedimentos práticos que devem seguir-se no processo de investigação, exigindo um esforço maior do pesquisador, bem como certa perspicácia para adotar os procedimentos operacionais mais adequados a seu caso de estudo.

Dentro dessas técnicas, é possível definir as ações e estratégias de pesquisa em novos contextos dos cenários (parcerias, descentralização, tendências, globalização, abertura de mercados e da economia etc.). Nesses contextos, surgem as oportunidades de novas áreas de pesquisa e identificam-se os entraves das tradicionais.



Nenhum comentário: