Vivemos em um mundo onde a responsabilidade social ainda é vista como uma vantagem competitiva pelas empresas. Isso porque são poucas as organizações que adotaram uma postura realmente ética diante de seus stakeholders.No entanto, a tendência é que isso, no futuro, deixe de ser diferencial para ser obrigação. Portanto, ganha a empresa que passar a investir em responsabilidade social desde já. Afinal, não estamos falando de instituições de caridade. Estamos falando de empresas - marcas - que competem num mercado global, precisam conquistar e fidelizar clientes e dependem de resultados financeiros positivos.
A responsabilidade social deve fazer parte dos negócios de uma empresa, pois produz ganhos de imagem institucional e benefícios internos e externos para a organização.O Papel do Administrador:Sabemos que a responsabilidade social é um processo irreversível para todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas.
O papel do administrador é conscientizar as empresas para a importância da cidadania empresarial e, principalmente, ser o principal ARTICULADOR dessa transformação, já que domina todos os processos e conhece, como ninguém, o papel empresarial e social de uma empresa.O administrador sabe o caminho para a responsabilidade social dentro de uma organização. É ele que sabe gerir o processo. É ele que sabe diferenciar o mero assistencialismo, que apenas traz custo, da ação que vai gerar competitividade e ganho de imagem institucional para a empresa. E – por que não?– lucro. Enfim, o administrador é fundamental para uma gestão com responsabilidade social porque é o profissional que detém uma visão holística da empresa e sabe exatamente onde, quando e como agir, focado em resultados. O administrador toma as decisões, portanto a noção de responsabilidade social deve partir dele.
O primeiro passo é termos em mente que responsabilidade social não é caridade. São ações integradas que, se geridas com eficiência e eficácia – aqui entra o papel do administrador – produzem um resultado que se traduz em maior produtividade e bem-estar para as pessoas, no caso de um ambiente de trabalho, e benefícios para a sociedade como um todo, caso, por exemplo, a empresa decida investir em uma ONG. Os benefícios para a sociedade também são alcançados no cumprimento das obrigações legais, que, conseqüentemente, irão destinar valores para saúde, educação, preservação do meio ambiente, segurança, saneamento básico etc.Uma coisa levará à outra. Se uma empresa age com responsabilidade e cidadania, suas ações irão se refletir na sociedade e os benefícios vão chegar a todas as pessoas. Por isso, a frase: "Os benefícios chegam até você".Já a frase "Administração com Responsabilidade Social" sugere que, além de Administração, as empresas precisam de ADMINISTRAÇÃO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL, já que sem essa atitude será cada vez mais difícil sobreviver no mercado daqui para frente.
(Adaptação feita a partir da matéria do site administradores.com)
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