sexta-feira, 30 de maio de 2008

Abordagem Neoclássica da Administração

A Abordagem Neoclássica é uma atualização da Teoria Clássica em relação à administração e as organizações da época. A base desta consiste em identificar a funções dos administradores para depois tirar delas os princípios fundamentais da prática administrativa.

Teoria Neoclássica

A Teoria Neoclássica também conhecida como Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou Abordagem da Administração tem como principais características:

  • A ênfase na pratica da administração: Autores neoclássicos buscam conceitos de forma pratica e utilizável, visando principalmente à ação administrativa.
  • A reafirmação dos postulados clássicos: Atualização da Teoria Clássica.
  • A ênfase nos princípios gerais da administração: Estabelecem princípios para orientar o administrador em suas funções.
  • A ênfase nos objetivos e resultados: A Teoria Neoclássica destaca fortemente os fins e resultados, na busca da eficácia.
  • Ecletismo: Autores neoclássicos absorvem grande conteúdo de quase todas as teorias administrativas como a Teoria das Relações Humanas, a Teoria da Burocracia, a Teoria Estruturalista, entre outras.

A Administração como Técnica Social

A administração envolve o esforço humano coletivo seja na industria, em hospitais, etc. O homem precisa cooperar com outros homens para atingir seus objetivos, neste caso, a administração pode ser entendida como coordenação de atividades em geral.

Aspectos Administrativos comuns às organizações

A Teoria das Organizações considera três aspectos principais nas organizações: Quanto aos objetivos (estão fora das organizações, sempre são uma contribuição para individuo e sociedade); Quanto à administração; Quanto ao desempenho individual.

Cada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista de eficiência (relação entre recursos aplicados e produto final obtido) e de eficácia (alcance dos objetivos através dos recursos disponíveis) e o ideal é ser igualmente eficiente e eficaz.

Centralização X Descentralização

O grau de descentralização de uma organização depende de diversos fatores como: o tipo de negocio, o tamanho da organização, a confiança nos subordinados, entre outros. Algumas vantagens da descentralização são: mais eficiência pois se aproveita mais o tempo e aptidão de funcionários que irão tomar decisões pelos chefes; Melhoria na qualidade das decisões (altos funcionários voltados a decisões mais importantes); Menores gastos. E as desvantagens: Falta de uniformidade das decisões; Insuficiente aproveitamento dos especialistas; falta de equipe apropriada ou de funcionários no campo de atividades, entre outros.

Funções do Administrador

Basicamente as funções do administrador são: planejamento, organização, direção e controle, esses itens englobam o processo administrativo.

Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 3ª ed.

Nenhum comentário: