quinta-feira, 22 de maio de 2008

Como o planejamento equivocado pode levar à perda de uma oportunidade ou causar o fracasso de um empreendimeto

No estado de São Paulo , assim como no restante do país, muitas empresas fecham as portas antes de completarem um ano, a principal causa dessa quebradeira é a falta de planejamento prévio- aquilo que tecnicamente os especialistas chamam business plan, ou plano de negócios.É ele que dará cara de negócio àquilo que até então não passava de uma ideia.
O business plan nem sempre pode dar certo, para que ele seja bem sucedido ele também tem que ser feito baseado em estudos, pesquisas e testes. um business plan bem feito deve:
-Ter foco. Não mirar objetivos e interesses difusos, amplos demais.
-Ser analisado com frieza por pessoas que não estejam envolvidas com a concepção do plano.
-Levantar alternativas de fornecedores, além daqueles avaliados inicialmente como os principais.
-Evitar o super dimensionamento do negócio, tomando cuidado para não estimar o mercado acima do tamanho que realmente tem. Então, é interessante iniciar o negócio sendo mais realista ou até conservador.
-Fugir do erro de planejar o empreendorismo baseado na demanda de um ou dois grandes grandes clientes.
-Projetar os possíveis cenários: um conservador, um realista e um otimista.
-Prever um plano de contigência capaz de apontar saídas emergências.
-Considerar a questões de locais, nacionais e internacionais que poderão de alguma maneira, causar impactos no empreendimento.
Além disso ninguém nunca deve investir capital em um negócio antes de responder a questões elementares. Algumas delas: quanto será necessário investir ? Quais riscos estou correndo ? Quais são os pontos fracos e fortes do projeto ? Em quanto tempo o investimento dará retorno ? Sendo que cabe ao próprio empreendedor responder a essas perguntas.
Para evitar a criação de um campo delirante, é preciso seguir alguns passos fundamentais, tais como: buscar informação, visitar a concorrência, conversar com fornecedores, etc...
Ao contrário de que muitos pensam, o business plan não é um documento que serve apenas para a estruturação inicial do negócio. Empresas e operações que já então no mercado também seguem planos de negócios, que são revisados periodicamente. Embora submetidos a mudanças constantes, o plano deve ter, desde sua concepção, um horizonte a longo prazo.
Fonte: Revista Amanhã- edição de maio 2008



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