domingo, 25 de maio de 2008

ISO 9000

ISO 9000 é um sistema usado para a padronização internacional da Qualidade. Os requisitos desse sistema de Qualidade são definidos por três tipos de atividades complementares:




  • ISO 9001: é um modelo que padroniza a qualidade de design, desenvolvimento, instalação, produção e serviços. É apropriada quando a conformidade deve ser especificada e analisada em várias fases da atividade.

  • ISO 9002: é um modelo de Qualidade que assegura os sistemas de produção e instalação. É apropriada quando a conformidade será avaliada através da produção e instalação das atividades desenvolvidas pela empresa.

  • ISO 9003: é um modelo que garante a qualidade do produto final e executa testes para avaliar a conformidade desse produto.

    A série de padronização da Qualidade ISO 9000, na Europa corresponde a EN 29000, criada a partir do padrão britânico (BS 5750), que por sua vez, foi construído a partir de um modelo militar, o UK Ministry of Defense’s Def Stan 0521.
    Companhias que adotam tais medidas de qualidade, não só conseguem melhores resultados, como melhor credibilidade, pois a utilização de um modelo de qualidade confere ao produto a imagem da qualidade (atraindo mais clientes) e confere a empresa a imagem de confiança (atraindo mais investidores).

Nenhum comentário: