quinta-feira, 22 de maio de 2008

Escolha certeira

Com a maior valorização do capital humano, contratar e reter talentos é hoje um dos principais desafios das organizações.
Depois de passar por tantas teorias administrativas e de vencer o desafio de ajustar seus processos às novas tecnologias, usufruindo de todos os recursos disponíveis, as empresas finalmente estão descobrindo que investir nas pessoas.
Par as especialistas, com o aumento da competitividade, pressão da concorrência e do cliente, é nelas que está o grande diferencial das organizações. ´´O resto virou commodity, todo mundo tem que ter. As empresas nunca foram tão dependentes do capital humano ``, afirma Neli Barbosa, gerente de consultoria da ManagerAsssessoria em Recursos Humanos.
E como um desafio puxa o outro, surgem novas perguntas: como contratar bem e reter talentos? A resposta está na capacitação, tanto das equipes que vão captar e selecionar os profissionais, quanto dos lideres que , hoje se sabe, tem papel decisivo na permanência ou não desses profissionais na empresa.
Além de boas ferramentas para avaliação de candidatos, as empresas eliminam ou diminuem as chances de errar na contratação, quando sabem exatamente o que esperam da pessoa que vai ser contratada.
Para isso, é importante elaborar o perfil do cargo e confrontá-lo como perfil do candidato.
Um erro de contratação custa caro tanto para a empresa quanto para o profissional. O planejamento, portanto, é a melhor saída.
Neli alerta que, em qualquer organização, as equipes querem saber por que estão ali, qual é a sua missão.Para Neli nenhum salário motiva mais do que a certeza de compartilhar missão, valores e de ter a sensação de que é peça importante na engrenagem de um organização. Elas querem ter a certeza de que não estão apenas cumprindo tarefas, mas, principalmente, que desempenham um papel importante na conquista de resultados ´´Tudo isso deve ficar claro na hora da entrevista para que o profissional tenha a exata noção da função que vai desenvolver``completa Neli.
Fonte- Jornal Estado de Minas, caderno Emprego do dia 18 de maio de 2008

Nenhum comentário: