sexta-feira, 16 de maio de 2008

Teoria das Relações Humanas

Ao fazermos uma reflexão sobre a abordagem clássica da administração, percebemos que seus princípios são muito voltados para a “produtividade máxima”, para a parte mais técnica da organização, sendo criticada muito vezes, pela visão restrita do homem, ou seja, o homem trabalha visando somente variáveis econômicas.
Na Abordagem Humanística da Administração, porém, o homem deixa de ser uma peça, usada como meio para obtenção de resultados e passa a constituir a base da organização. A Teoria das Relações Humanas enfatiza as questões psicológicas, e apontam essas questões, como causas da produtividade ou a falta dessa no trabalho. O indivíduo nessa abordagem, não trabalha mais pela realização financeira, esse, trabalha para a auto-realização. É introduzido então, o conceito de homem social: os trabalhadores são criaturas dotadas de sentimentos, pensamentos e anseios, ou seja, o homem é um resultado de suas interações com o meio.
A Abordagem Humanística deve ser considerada como uma visão parcial da organização, pois dentro de um ambiente de trabalho os fatores sociais são de extrema importância, porém, os fatores técnicos não devem ser ignorados, pois o trabalhador depende de certas ferramentas para a execução de seu trabalho. Além disso, ter um empregado que se sinta realizado, não garante que as tarefas serão executadas de maneira correta.

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