domingo, 25 de maio de 2008

Menos conversa, mais ação


Menos conversa, mais ação

01.05.2008

A Natura se prepara para rever antigos dogmas, como a decisão por consenso, para ganhar velocidade e melhorar os resultados


Por Cristiane Mano

EXAME Em pouco mais de um mês, a Natura anunciou a contratação de dois executivos para seu alto escalão. O primeiro desses anúncios aconteceu em fevereiro, quando a empresa contratou o então presidente da área de consumo da Johnson&Johnson no Brasil, José Vicente Marino, como vice-presidente de marketing e vendas. No final de março foi a vez de Marcelo Cardoso, ex-presidente da consultoria de recursos humanos DBM, recrutado para o recém-criado cargo de vice-presidente de desenvolvimento organizacional. A chegada dos dois forasteiros simboliza uma nova fase que a Natura atravessa. Ao lado do presidente, Alessandro Carlucci, e do vice-presidente de inovação, Eduardo Luppi, os recém-chegados formam um time que tem se dedicado intensamente nas últimas semanas a repensar a maneira como a empresa se organiza e faz negócios. Neste momento, esse pequeno grupo está avaliando até mesmo o limite de uma das principais características da cultura da companhia, a decisão por consenso. Tradicionalmente, até 20 diretores costumam se reunir em encontros do comitê executivo para decidir os principais assuntos estratégicos da Natura, o que tende a tornar qualquer decisão mais lenta. "A idéia é manter os principais valores da companhia, mas adaptá-los à agilidade que o mercado exige", diz um executivo próximo à empresa. Procurado por EXAME, Carlucci não deu entrevista.

Fonte: Revista Exame



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